lapeduh – ufpr

Início » Uncategorized » Vídeos sobre Educação Histórica e Temas controversos da História

Vídeos sobre Educação Histórica e Temas controversos da História

Em 2018 o LAPEDUH – UFPR e o IFPR (Campus Curitiba) realizaram em parceria um projeto experimental de divulgação das discussões realizadas em cursos de extensão voltados a formação de professores e professoras de história das redes municipal e estadual de ensino. Como todos os envolvidos participaram de forma voluntária só conseguimos finalizar essas versões experimentais agora em 2019.

O material lançado hoje no canal do YouTube do LAPEDUH é resultado da relação entre projetos de pesquisa e de extensão envolvendo o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná (LAPEDUH – UFPR), o Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba) e as redes públicas de Educação do Município de Curitiba (SME) e do Estado do Paraná (SEED – PR). Trata-se de uma proposta experimental com o intuito de dar publicidade aos trabalhos realizados por professores e professoras da escola básica que participaram de cursos de extensão voltados a formação continuada de historiadores docentes.

Nessa primeira experiência foram realizadas três gravações relacionadas aos temas dos cursos realizados em 2017 e 2018 que tiveram temáticas comuns relacionadas aos “temas sociais controversos”, assim como da “Burdening History” discutidos de acordo com referenciais da Educação Histórica. Os projetos envolvidos foram:

1 – Projeto de pesquisa APRENDIZAGEM HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: TEORIA, FILOSOFIA E PRÁXIS – POSSÍVEIS ABORDAGENS REFERENTES A TEMAS SOCIAIS CONTROVERSOS. Coordenado pelo professor Thiago Augusto Divardim de Oliveira do IFPR (Campus Curitiba);

2 – Projeto de Extensão EDUCAÇÃO HISTÓRICA E TEMAS CONTROVERSOS DA HISTÓRIA: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO. Realizado em parceria entre o LAPEDUH – UFPR e o IFPR (Campus Curitiba), sob coordenação da professora Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt.

3 – Projeto de Extensão (TEC VÍDEO) – Coordenado pela professora Elizabete dos Santos (IFPR – Campus Curitiba). Esse projeto simula uma agência para o estágio de estudantes do Curso Técnico Subsequente em “Produção de Áudio e Vídeo” e ajuda a dar publicidade a outros projetos de pesquisa e de extensão do IFPR (Campus Curitiba).

 

Esperamos realizar mais vídeos compartilhando experiências de historiadores docentes no intuito de valorizar o diálogo entre a Universidade e a Escola, assim como a relação entre a teoria e a práxis. Desde já agradecemos a atenção e o diálogo com possíveis interlocutores. Assim como agradecemos especialmente aos professores e professoras envolvidos nesse projeto!

 

REALIZAÇÃO

IFPR – PAV (Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo)

UFPR – LAPEDUH (Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica)

Direção

Fernanda Ferrari

Roteiro

Fernanda Ferrari

Direção de Fotografia

Fernanda Ferrari e Alis Eugenio Frentzel

Coordenação de Produção

Marcos R. Morais

Assistente de Produção

Aline Santoro Dallicani

Câmera

Alis Eugenio Frentzel

Técnico de Áudio

Lucas Andersen da Silva Domingues

Edição

Ricardo Brito

Coordenação do Projeto Tec Vídeo

Elizabete dos Santos

Coordenação do Projeto Educação Histórica

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt

Thiago Augusto Divardim de Oliveira

Comentários

Categorias

%d blogueiros gostam disto: