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Histórico

Coordenadora: Dra. Maria Auxiliadora M. Santos Schmidt

Vice-Coordenadora: Dra. Ana Claudia Urban

O Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica surgiu como uma decorrência natural dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos por pesquisadores da Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino, desde 1997. Estes trabalhos englobam atividades de Extensão – o Projeto Recriando Histórias que já está em sua terceira fase; Pesquisa – com vários projetos já defendidos e em curso sobre ensino de história no mestrado e no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR; vários trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, publicações realizadas pelos pesquisadores que fazem parte do Laboratório, além de projetos de iniciação científica orientados pelos pesquisadores; Ensino – com a criação da disciplina Educação Histórica: histórico, propostas e perspectivas de pesquisa que foi incorporada no currículo da Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino.
Em outro sentido, o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica adquire sentido no contexto das discussões sobre as necessidades de reformulações e inovações no ensino da História.
A conjuntura do novo século parece acumular várias crises, entre elas a de ruptura com as perspectivas que tradicionalmente se impuseram como modo de interpretar, representar e reproduzir a realidade, frente às re-acomodações do capitalismo mundial e suas especificidades nacionais. Neste sentido, tornou-se imperativo problematizar os fundamentos da relação entre sociedade, ciência e educação, constitutivos dos processos de conhecimento, investigação e ensino de História. Em certa medida, isto significa a necessidade de desvelar conceitos epistemológicos que afetam a teoria e a prática do ensino de História, tendo como referência o saber histórico e educacional, bem como o estabelecimento de um rigoroso diálogo entre a investigação científica da História e sua correspondente investigação didática.
A opção pela Educação Histórica significa a adesão a certa visão do ensino de História que tem como pressupostos as novas teorias que apontam as implicações sociais, políticas e culturais e não meramente tecnológicas do ensino, bem como “integra a preocupação em conhecer os diversos sentidos que crianças, jovens e adultos vão construindo sobre a História” (Barca, 2003). Estes pressupostos indicam, fundamentalmente que a investigação em educação histórica há que levar em conta uma séria reflexão sobre a natureza do conhecimento histórico e seu papel como ferramenta para análise da sociedade e como recurso para mudança da consciência histórica, portanto, como formação para a cidadania
Desde esta postura, el processo de enseñanza-aprendizaje de la Historia es un preceso social complejo, sometido a una diversidad de planteamientos que proceden de distintas disciplinas: filosofia, ciencias sociales, ciencias de la educación, entre otras; su finalidad ultimadebiera ser aportar alternativas al desarrollo humano en aras de fortalecer la convivencia ciudadana, desafiada por la cultura del neoliberalismo avasallante; esto significa la redemocratizacion de la democracia, que interpretamos como la exigencia de refundar sus bases para procrear nuevas y mejores estructuras que la calidad de vida social” (Araguren, 2002).
Face as questões sistematizadas, o Laboratório de Ensino de História propõe-se a dar continuidade às temáticas de investigação que já vêm sendo desenvolvidas pelos pesquisadores, as quais podem ser sistematizadas em alguns eixos, como:

1. Pesquisas cujo eixo é o processo de aprendizagem em educação histórica, as quais procuram responder questões como se dá o processo de construção dos saberes históricos em alunos e professores.

2. Pesquisas cujo eixo é o produto da aprendizagem, como aquelas que privilegiam a análise do discurso, o estudo da produção e construção da narrativa histórica em alunos e professores e a compreensão histórica dos sujeitos.

3. Pesquisas sobre a constituição do código disciplinar da História. Entre estas pesquisas encontram-se aquelas que estudam os códigos curriculares da História, os manuais de alunos e professores; os métodos e as práticas de ensino, ou seja, a produção histórica e concreta dos códigos visíveis e invisíveis da disciplina Histórica.

4. Pesquisas sobre a formação da consciência histórica de alunos e professores, cuja referência principal tem sido a pesquisas que averiguam a relação dos sujeitos com o saber histórico, bem como a função social da educação histórica na perspectiva da cidadania.


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